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quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Análise do filme “Um Sol Alaranjado”



No último encontro da oficina de realização do projeto “Cinema: experimentar, conhecer, realizar”, os participantes e a Multiplicadora Tecnológica Tânia Cristina M. Cardoso assistiram e debateram o curta-metragem “Um sol alaranjado”, Eduardo Valente, 17 min, 2001, que ganhou o prêmio da mostra de filmes de escola, Cinefondation, em Cannes 2002. 

Os alunos mostraram muita sensibilidade ao acompanharem quatro dias na vida de um pai e sua filha num imenso mutismo de intenso diálogo de gestos e sentimentos. Questões, como: “Como será a vida de um deles sem o outro?” vieram à tona e o silêncio e o invisível da incerteza de um amanhã de compartilhamento estiveram presentes durante 17 minutos o que remeteu a todos a uma discussão e reflexão intensas. 

Assistir e debater este curta deu continuidade à preparação dos alunos para experimentarem a visão particular de cada um para o silêncio e para o invisível: “O que representa o silêncio e o invisível para você?” “Como registrar essas visões particulares na captação de uma imagem?” “Registrar o que normalmente não enxergo no corre-corre do dia-a-dia?” “Um momento de inspiração ou concentração para representar o silêncio?”.

Então, o desafio foi lançado para mais um exercício: cada participante deverá fazer a eleição para o registro de imagens/vídeos que representem essas duas situações.


Muito show!!!





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