Páginas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul





A E. M. Prof.ª Márcia Francesconi Pereira fechou o ano letivo de 2013 de uma forma muito positiva como um dos mais de quinhentos pontos de exibição espalhados pelo Brasil da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.  
A Mostra foi lançada em dezembro de 2006 com a finalidade de celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, sendo exibida em quatro cidades. Aos poucos foi sendo expandida e já chega a todas as capitais brasileiras e com um projeto itinerante contemplando mais de quinhentas instituições como pontos de exibição pelo interior do Brasil
A Mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e busca utilizar a linguagem cinematográfica para estabelecer um diálogo direto com a população. O evento tem o papel de disseminar e fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos, alcançando os setores historicamente excluídos ou com menos acesso a bens culturais.
Então, nos reunimos nos dias 19 e 20/12 em quatro sessões para exibirmos e discutirmos cinco documentários buscando suscitar a reflexão social e a discussão sobre como podemos melhorar a nossa participação em questões relacionadas aos direitos humanos, direitos das minorias, questão indígena, desigualdade social, dentre muitos outros temas. Afinal, pensar Direitos Humanos é pensar em todos!
Na primeira sessão contamos com a presença do Professor Doutor Carlos Sepulveda debatendo os documentários “Caixa D’Água: Qui-lombo é esse?”, Everlane Moraes, Brasil, 2012 e “Domésticas”, Gabriel Mascaro, Brasil, 2012.
Na segunda sessão contamos com a presença do Professor Doutorando Marcos Abraão Ribeiro debatendo o documentário "As hiper-mulheres", Takumã Kuikuro, Carlos Fausto, Leonardo Sette (Brasil, 2011, 80’).
Na terceira sessão assistimos e debatemos o curta "Brasília segundo Feldman", Vladimir Carvalho, Brasil, 1979, 22', doc. e, na quarta e última sessão, assistimos e debatemos o longa "Kátia", Karla Holanda, Brasil, 2012, 74', doc.

Parabéns a todos que prestigiaram o evento que proporcionou momentos singulares de aquisição de conhecimento e reflexão!
 


  


 
 
 
 
 
 
  

Nenhum comentário: