Páginas

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Projeto de pesquisa “Cinema: experimentar, conhecer, realizar”



O projeto de pesquisa “Cinema: experimentar, conhecer, realizar” vem sendo desenvolvido em nossa Escola desde 17/03 atendendo a seis grupos de participantes (três grupos no primeiro turno e três grupos no segundo turno) que são compostos por alunos no 6º ao 9º ano. O projeto é coordenado pelo Prof. João Luiz Leocadio da Nova, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e da Secretaria Municipal de Educação (SEME) com colaboração/aplicação das professoras Marilete Boy Oliveira, Simone Barros Martins e Tânia Cristina Medeiros Cardoso, contando também com a mediação do professor Carlos Eduardo de Almeida Gomes.

Atividades que estão sendo desenvolvidas:

À distância:
  • Sala de aula virtual aberta para visitantes (http://cinemanaescola.net) para o acompanhamento de atividades de experimentação e realização cinematográficas e disponibilização de material de complementação ao estudo do que é explorado nos encontros presenciais.
Presencialmente (encontros semanais de duas horas-aula):
  • Realização do exercício Leitura de Imagens _ A imagem: olhar e inventar: utilização de material de apoio do projeto “Inventar com a diferença _ Cinema e direitos humanos”, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense e Secretaria de Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Cultura, disponível  em http://www.inventarcomadiferenca.org/;
  • A partir de banco de imagens, percepção de sua composição tendo em vista aspectos como: luz e sombra, cor, textura, perspectiva, profundidade, linhas e curvas, escalas de planos, quadro e fora de quadro, ponto de vista;
  • Proposta prática: fotografar através de moldura de papel o enquadramento de imagens do cotidiano levando em conta os elementos de composição analisados. Saída de campo: Praça de São Cristóvão;
  • Fotografar no entorno da escola (territorialidade) explorando enquadramento e mantendo bordas do quadro com atenção para o quadro e fora do quadro;
  • Análise de fotos produzidas pelos alunos explorando elementos formais de composição de uma fotografia;
  • Ambientação à sala de aula virtual;
  • Exercício prático de percepção guia/máquina fotográfica humana (atividade em dupla: 1. um dos componentes da dupla deve permanecer de olhos fechados enquanto é guiado pelo colega por cerca de 3’ (três minutos) ao seu redor da escola; 2. ao final da caminhada, o guia deve posicionar o colega como se este fosse uma câmera, compondo um plano fixo, “fotografando” o espaço à sua frente ao abrir os olhos por aproximadamente 5 segundos e fechando-os em seguida; 3. em seguida, os papéis devem se inverter; 4. ao final, cada componente da dupla deverá apresentar ao grupo qual foi a sensação percebida ao abrir os olhos).”Atividade disponível também no material de apoio do projeto “Inventar com a diferença _ Cinema e direitos humanos”.
 Processo do exercício Enquadramento dentro do quadro mantendo moldura

 

Processo do exercício de percepção - Minuto Lumière

Nenhum comentário: