Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Cine Sábado Cult: Cine Holliúdy



Neste sábado, 26/07, tivemos mais uma sessão do Cine Sábado Cult com a exibição do filme “Cine Holliúdy” de Halder Gomes. Apesar do frio e da chuva, o auditório estava cheio, com alunos das turmas do 1º e 2º turnos, convidados (família), o Diretor Cleber Menezes e a Dirigente de turno Marilete Boy, as professoras de Língua Portuguesa Ana Claudia Gampert e Andressa Siqueira e de Língua Inglesa Neusa Aquino e da Multiplicadora Tecnológica Tânia Cristina Medeiros.

A abertura desta 4ª sessão do Cine Sábado Cult foi feita pelo participante do projeto de pesquisa “Cinema: experimentar, conhecer, realizar”, Danilo Santana, que comentou a sinopse, destaques e curiosidades do filme e também um pouco na cinematografia do Diretor Halder Gomes.

Após a exibição do filme, tivemos o nosso debate que foi conduzido com maestria pela Professora de Língua Portuguesa Ana Cláudia Gampert.

O longa-metragem Cine Holliúdy foi baseado em curta homônimo também de Direção de Halder Gomes. Foi lançado em 2013 e alcançou aproximadamente 500 mil ingressos vendidos no Brasil (fez mais de 100 mil espectadores no primeiro mês em cartaz). Uma comédia que envolve romance e família e é falado em “cearenses” ou, ainda, cheio de “cearensidade  explícita”.

Foi uma delícia acompanhar as contribuições ao debate da mãe do aluno Gabriel Marques, turma 600, que também participa do projeto de pesquisa “Cinema: experimentar, conhecer, realizar”, a Sra. Maria Bernardete (pernambucana!) e da Sra. Márcia Lemos, mãe da aluna Ana Cecília, turma 901, outra participante do projeto.

A cada nova sessão do Cine Sábado Cult percebemos o avanço nos debates com o envolvimento da plateia na discussão. 

Iniciamos as sessões do Cine Sábado Cult com três exibições de filmes norte americanos e Cine Holliúdy inaugura as exibições de produções nacionais em acordo com a Lei nº 13.006 que torna a exibição de filmes de produção nacional obrigatória nas escolas de ensino básico por, no mínimo, duas horas mensais. É uma grande satisfação nos adequar a essa nova realidade, com a proposta do Cine Sábado Cult não como obrigação, mas por prazer e por reconhecer as potencialidades que o Cinema tem para formação crítica e globalizada de nossos alunos.

Dia 23/08 tem mais uma sessão do Cine Sábado Cult e VOCÊ e SUA FAMÍLIA são nossos convidados especiais, pois entendemos que a Escola de excelência é aquela em que a família é parte integrante. 

Até lá!!!

 
 

 
 


 




Nenhum comentário: