Atividade desenvolvida com os alunos participantes
do projeto Cinema: experimentar, conhecer, realizar. A estruturação do
exercício Lumière foi baseada no material de apoio do Projeto “Inventar coma diferença _ Cinema e direitos humanos”, Universidade Federal Fluminense e
Secretaria de Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Cultura.
Considerado o marco inicial da história do cinema,
em 1895, os Irmãos Lumière inventam o cinematógrafo, um aparelho que permite
registrar uma série de instantâneos fixos (fotogramas) que, quando projetados,
criam uma ilusão de movimento. Com o cinematógrafo imóvel, as imagens eram
filmadas em rolos de película com cerca de 17 metros, atingindo aproximadamente
50 segundos de duração.
O motivo de o exercício ser chamado de “Minuto
Lumière” é uma referência a essas imagens: realizar um plano de um minuto
retornando à maneira como eram feitos os primeiros filmes da história do
cinema.
A
realização do exercício Minuto Lumière envolveu três gestos fundamentais:
- a escolha - o que se quer filmar? Pessoas, gestos, sons, cores, luzes?
- a disposição- o posicionamento das coisas em relação umas às outras: onde coloco a minha câmera para captar esses elementos que escolhi filmar? De que forma disponho esses elementos diante da câmera para que sejam mais significativos?
- o ataque- refere-se a agir, determinar o momento preciso para iniciar um minuto de filmagem. Qual é o momento para acionar o botão de gravação?
O planejamento da atividade teve como ponto inicial
a exibição do filme Um Truque de Luz (Die Gebrüder Skladanowsky, Alemanha, Wim
Wenders, 1995, 79 min.) em que os alunos puderam conhecer e se encantar com um
pouco da história do cinema em seus primórdios.
Na aula seguinte os alunos assistiram a
apresentação "O primeiro cinema" com orientações para realização do
exercício "Minuto Lumière".
Após a realização do Minuto Lumière, os alunos ainda participaram na sala de aula virtual (http://cinemanaescola.net) do fórum "Meu Minuto Lumière" onde puderam compartilhar as impressões na realização do exercício.
Após a realização do Minuto Lumière, os alunos ainda participaram na sala de aula virtual (http://cinemanaescola.net) do fórum "Meu Minuto Lumière" onde puderam compartilhar as impressões na realização do exercício.
Assista outras produções realizadas: https://vimeo.com/album/2907496
Nenhum comentário:
Postar um comentário