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segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Filme-haikai



Neste exercício desenvolvido nas turmas 2, 3 e 5 do projeto de pesquisa “Cinema: experimentar, conhecer, realizar” foi utilizada como estratégia a mobilidade digital com o auxílio de tablets emprestados do Núcleo de Tecnologia Municipal que foram distribuídos aos grupos de trabalho formados.

Utilizando o aplicativo QR Droid instalado nos tablets, os alunos fizeram a leitura de um primeiro QR Code para descobrirem um pouco da forma poética haikai. Em seguida assistiram a um vídeo com um exemplo de filme-haikai para dar início ao desenvolvimento da atividade que teve como roteiro: 
 
1. Com o suporte dos tablets:
  • Fazer a leitura dos QR Codes disponibilizados e escolher o poema haikai para produção do vídeo; 
  • Saída de Campo (Praça São Cristóvão): filmar três planos que traduzam cada um dos versos do poema haikai escolhido;
  • Cada grupo tirou uma "selfie”para compor a apresentação dos realizadores durante a montagem do exercício.
2. Para montagem, utilizaram o software de edição de vídeo disponível nos laptops (Laboratório de Tecnologias Educacionais) contemplando:
  • Tela de apresentação (nome da Escola, nome do projeto, nome do exercício);
  • Selfie identificando os realizadores;
  • Os três planos ordenados de acordo com cada verso do poema escolhido;
  • Tela final com o poema haikai escolhido.
3. Para finalizar, participaram do fórum "Filme-haikai”  disponibilizado na sala de aula virtual do projeto em que puderam compartilhar com os outros colegas como foi a  experiência de participar do exercício, falando sobre as escolhas para realização dos planos e como foi a montagem do filme-haikai e também como foi a relação com o grupo.

 
 
 
 
 
 
Os educandos aprenderam que o haikai é uma forma poética, originariamente japonesa e chegou ao cinema através do cineasta russo Serguei Eisenstein (1898-1948).  

O haikai trabalha com objetividade e laconismos a montagem de três frases. Eisenstein se apropria dessa montagem para refletir sobre a concisão e a possibilidade do cinema exprimir conceitos e ideias através de uma alta “qualidade emocional”.

Combinação de frases curtas exprimindo conceitos abstratos e poéticos... Registrar um instante, uma fotografia ou um plano retratando um momento, um lugar... Para Eisenstein, como combinar “tomadas que são representativas, únicas em significado, neutras em conteúdo – para formar contextos e séries intelectuais”.

Além do contato com a forma poética de origem japonesa, os alunos transformaram esses poemas em filmes-haicais combinando imagens de forma a criar uma metáfora visual, produto da multiplicação das imagens e de sua relação dialética para expressar os versos do poema haicai.

 “São os leitores que tornam a imperfeição do haikai uma perfeição artística” (Yone Noguchi).

Esse foi mais um exercício sugerido no material de apoio do projeto “Inventar com adiferença” ( p. 63).

Assista a uma produção:


Filme haikai1 from Prof_Tania_Cristina on Vimeo.

Gostou? Tem mais! Clique nos links abaixo e assista as produções de todos os grupos de trabalho.

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