Neste exercício desenvolvido nas turmas 2, 3 e 5 do
projeto de pesquisa “Cinema: experimentar, conhecer, realizar” foi utilizada
como estratégia a mobilidade digital com o auxílio de tablets emprestados do
Núcleo de Tecnologia Municipal que foram distribuídos aos grupos de trabalho
formados.
Utilizando o aplicativo QR Droid instalado nos
tablets, os alunos fizeram a leitura de um primeiro QR Code para descobrirem um
pouco da forma poética haikai. Em seguida assistiram a um vídeo com um exemplo
de filme-haikai para dar início ao desenvolvimento da atividade que teve como
roteiro:
1. Com o suporte dos tablets:
- Fazer a leitura dos QR Codes disponibilizados e escolher o poema haikai para produção do vídeo;
- Saída de Campo (Praça São Cristóvão): filmar três planos que traduzam cada um dos versos do poema haikai escolhido;
- Cada grupo tirou uma "selfie”para compor a apresentação dos realizadores durante a montagem do exercício.
2. Para montagem, utilizaram o software de edição de
vídeo disponível nos laptops (Laboratório de Tecnologias Educacionais)
contemplando:
- Tela de apresentação (nome da Escola, nome do projeto, nome do exercício);
- Selfie identificando os realizadores;
- Os três planos ordenados de acordo com cada verso do poema escolhido;
- Tela final com o poema haikai escolhido.
3. Para finalizar, participaram do fórum
"Filme-haikai” disponibilizado na
sala de aula virtual do projeto em que puderam compartilhar com os outros
colegas como foi a experiência de
participar do exercício, falando sobre as escolhas para realização dos planos e
como foi a montagem do filme-haikai e também como foi a relação com o grupo.
Os educandos aprenderam que o haikai é uma forma
poética, originariamente japonesa e chegou ao cinema através do cineasta russo
Serguei Eisenstein (1898-1948).
O haikai trabalha com objetividade e laconismos a
montagem de três frases. Eisenstein se apropria dessa montagem para refletir
sobre a concisão e a possibilidade do cinema exprimir conceitos e ideias
através de uma alta “qualidade emocional”.
Combinação de frases curtas exprimindo conceitos
abstratos e poéticos... Registrar um instante, uma fotografia ou um plano
retratando um momento, um lugar... Para Eisenstein, como combinar “tomadas que
são representativas, únicas em significado, neutras em conteúdo – para formar
contextos e séries intelectuais”.
Além do contato com a forma poética de origem
japonesa, os alunos transformaram esses poemas em filmes-haicais combinando
imagens de forma a criar uma metáfora visual, produto da multiplicação das
imagens e de sua relação dialética para expressar os versos do poema haicai.
“São
os leitores que tornam a imperfeição do haikai uma perfeição artística” (Yone
Noguchi).
Esse foi
mais um exercício sugerido no material de apoio do projeto “Inventar com adiferença” ( p. 63).
Assista a uma produção:
Filme haikai1 from Prof_Tania_Cristina on Vimeo.
Gostou? Tem mais! Clique nos links abaixo e assista as produções de todos os grupos de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário