Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2015

Xadrez nas aulas de Educação Física



Envolvimento total na aula de xadrez promovida com a turma 601 pela professora de Educação Física Janice Disner.

Segundo o Conselho Federal de Educação Física, pesquisas e práticas comprovam que o xadrez é uma excelente ferramenta para melhorar o rendimento escolar e o desempenho desportivo.

O Prof. Sylvio Rezende (CREF 001080-G/RJ), aficionado pelo xadrez, estuda os seus benefícios há mais de 30 anos. O Prof. Sylvio desenvolvia o xadrez na escola como mais uma atividade esportiva a ser proporcionada aos alunos, evoluindo para comprovação da eficácia do xadrez no rendimento escolar: “Constatei em todos esses anos de pesquisa diversos aspectos benéficos trazidos pela prática do xadrez, destacando-se como os mais significativos: melhor rendimento na aprendizagem escolar; maior conscientização da autodisciplina; maior integração social; maior autoconfiança; redução considerável e até superação de problemas ou conflitos de ordem psicossocial; casos isolados de disfunção motora em alunos hiperativos, apresentando sensível melhora e, até mesmo, a minimização do problema, após a prática regular do xadrez”.

“Em especial com a disciplina de Educação Física, o esporte possui uma conotação ímpar no esporte intelectual. Sendo assim, deve ser estimulado com outros esportes predominantemente físicos. Essa característica do xadrez possibilita aos Professores de Educação Física uma grande flexibilidade de ensino e de prática, proporcionando a interação de alunos de diferentes faixas etárias”, explica o Prof. Charles Moura Netto, que é Pós-Graduado em Treinamento Esportivo, coordenador do Laboratório de Xadrez Pedagógico (FARESE) e vice-presidente Financeiro da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). 

Maravilhoso, não? Parabéns à Professora Janice por essa brilhante iniciativa que desenvolve em nossa Escola desde 2005!







Nenhum comentário: