Páginas

domingo, 24 de maio de 2015

Mostra Água e Melhores Minutos 2014


Melhores Minutos 2014

Todos os anos os melhores minutos do ano anterior são exibidos gratuitamente em centenas de instituições culturais por todo o Brasil. Em 2014 os vídeos foram exibidos em 323 instituições culturais de 150 cidades brasileiras, atingindo 65.000 espectadores e a Escola Márcia Francesconi Pereira fez parte desta história! Ano a ano esses números aumentam e o Festival cumpre o objetivo de levar o formato de curtíssima duração a todos os cantos do país e esse ano, mais uma vez, fomos ponto de exibição do Festival do Minuto.


Além dos Melhores Minutos 2014, também tivemos a mostra ÁGUA, uma parceria entre o Festival do Minuto e o Museu da Pessoa, São Paulo. A mostra é uma Ode à Água e traz vídeos de caráter sentimental e experimental.

As sessões ocorreram entre os dias 18 - 22/05 e os dois eventos foram inteiramente gratuitos. A Mostra Água teve duração de aproximadamente 25 minutos e o Festival do Minuto, aproximadamente 50 minutos.
Foram  nove sessões da Mostra Água envolvendo alunos das turmas 700 e 701 (1º turno) e 602, 603, 702, 703, 803, 804 e 805 (2º turno) em parceria com os professores Daniela Almeida (Ciências), Ana Lúcia Camargo (Geografia), José Alfredo Gomes (Ciências), Rodrigo Sarmiento (História)e Igor Cardoso (Ciências). Todas as sessões foram acompanhadas pelas multiplicadores tecnológicas Simone Barros Martins e Tânia Cristina Medeiros.

Para Mostra Melhores Minutos 2014, foram realizadas cinco sessões envolvendo as turmas 800, 801 e 902 (1º turno) e 703 (2º turno) em parceria com os professores Andressa Siqueira (Língua Portuguesa), Janaína Menezes (Artes) e Neusa Aquino (Língua Inglesa), participação especial do professor de Matemática Vagner Ávila e também alunos participantes do projeto Cinema: experimentar, conhecer, realizar, orientados pelas professoras Marilete Boy Oliveira e Tânia Cristina Medeiros. 

 
 
 
 
 
 

 
 
 

O público presente nas sessões Melhores Minutos 2014 realizaram a atividade prática Multirretratos, integrante do material de apoio do Projeto Inventar com a Diferença - cinema e direitos humanos, em que fizeram um filme de "encontros" utilizando a técnica de animação pixilation (stop motion). Após a realização do exercício, a sessão foi finalizada com um debate com base na multiplicidade de idades, peles, olhares: afinal, somos diferentes?

 
 
 
 
 
 


Sobre o Festival do Minuto

O Festival do Minuto foi criado, em 1991, pelo cineasta Marcelo Masagão, inspirando festivais no mesmo formato em mais de 50 países. Atualmente é online, recebendo durante todo o ano milhares de vídeos através de seu portal. Seu acervo inclui vídeos de realizadores hoje conhecidos, como Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro fiel, 360), Beto Brant (O Invasor, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios), Tata Amaral (Um céu de estrelas, Antônia, Hoje), Anna Muylaert (Durval Discos, É proibido fumar), entre outros. É considerado o festival da ideia e recebe indistintamente produções de amadores e profissionais, promovendo novos talentos. Mais informações em: www.festivaldominuto.com.br

Nenhum comentário: