Páginas

sábado, 9 de julho de 2016

E. M. PROFª MÁRCIA FRANCESCONI PEREIRA: ENFIM A MAIORIDADE!




Há exatos dezoito anos, pelo decreto nº 2.512, de 08 de julho de 1998, a ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MÁRCIA FRANCESCONI PEREIRA estava sendo organizada. O poder da política diante da demanda da sociedade levou os representantes constituídos pelo povo a organizá-la.

Com muita justiça e sensibilidade, decidiram homenagear uma professora já aposentada, responsável pela alfabetização de várias gerações de cabofrienses, alguns dos quais, signatários desse ato fundador. E assim, a pessoa física Márcia Francesconi Pereira, tornava-se a patronesse dessa nova pessoa jurídica ao emprestar o seu nome à nossa Escola.

Sem um prédio próprio, seus primeiros anos de existência foram marcados por uma peregrinação por espaços provisórios; inicialmente nas dependências da FERLAGOS e, posteriormente, num prédio inadequado, com salas exíguas, no bairro Caiçara. Até que em 23 de dezembro de 2004, finalmente, a Escola ganhou um endereço definitivo na Rua Expedicionários da Pátria, 410, no bairro São Cristóvão.

Mas, o que é uma Escola? É um organismo vivo? Sendo, o que a mantém viva? Quais são os pilares que sustentam uma Escola?

Pois bem, ousamos em afirmar que assim como uma Igreja não é um templo, uma Escola não é um prédio. Já éramos Escola antes desse endereço definitivo e entendemos que, nem mesmo uma implosão seria capaz de destruir uma Escola como a nossa, uma vez que é alicerçada na mais resistente das matérias primas – o AMOR!

Por seus corredores ao longo desses 18 anos já transitaram milhares de crianças, “hoje homens que sabem viver”, como bem sinaliza o hino da Escola. Crianças que aprenderam a conhecer, aprenderam a fazer, aprenderam a viver e aprenderam a ser. E, na medida em que aprendiam nos ensinavam. Aliás, nos ensinam sempre.

Temos ao longo desse tempo criado uma identidade marcada por uma educação que procura oportunizar aos educandos desenvolvimento cognitivo, social, ético e humano. Buscando sempre promover a pessoa, dando-lhes as ferramentas necessárias para que possam realizar sonhos e ocuparem um espaço na vida e na sociedade. Ajudando-os a agir no mundo com senso de responsabilidade e ética.

Uma das grandes fortunas da nossa Escola tem sido poder contar com um grupo de profissionais preparados e comprometidos com esse ideal de educação. Pessoas, mormente professores, que extrapolam os limites da obrigação contratual. Que não se contentam com o conteúdo programático e que fazem de sua prática pedagógica uma ação de responsabilidade para com o mundo. E isso se reflete tanto na confiança dos pais, quanto nos indicadores que avaliam a educação do país. Aqui a vida de cada educando nos diz respeito sim, porque aqui somos todos educadores!

Temos um compromisso social com a educação de qualidade, significativa e transformadora e isto, está para além dos posicionamentos ideológicos e políticos, ainda que destes também não abramos mão. É esse compromisso que nos move. É esse o legado que desejamos deixar para Cabo Frio. O nosso universo possível de transformação é a sala de aula. São nossos encontros diários nos quais não hesitamos em dizer “não”, quando este se faz necessário, ou nos movemos na direção do abraço, do acolhimento, do aconselhamento, da palavra amena ao pé do ouvido, ou daquela mais enfática para fazer despertar. O fato é que não somos indiferentes a ninguém e, honestamente, esse tem sido um diferencial da nossa senda. É o caminho que escolhemos e não abrimos mão desse valor; do calor humano e de atitudes humanizadoras.

Estamos alcançando a maioridade – 18 anos de existência! Foi tudo tão rápido! Quantas pessoas deixaram suas marcas ao longo desses anos! Cada qual ao seu jeito... Como não lembrar dos que já não são contados entre os viventes? Como não lembrar daqueles que, por questões de saúde, já não podem militar conosco, ou daqueles que, com justiça, já se aposentaram? Ainda que breve e em construção permanente, já temos uma história. História da qual nos orgulhamos de fazer parte.

O rumo já está estabelecido. O método também. Então, que venham os novos desafios! Não nos faltarão amizade, coragem, comprometimento, atitude e fé. Mesmo que o horizonte não esteja translúcido, seguiremos em frente, pois não nos movemos pelo o que vemos, mas pelo o que cremos.

Se o que deu vida à ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MÁRCIA FRANCESCONI PEREIRA foi o poder da política, o que a mantém viva e atuante é o poder do AMOR!

Por Cleber Menezes

Nenhum comentário: