Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Leitura Crítica de Imagens


 “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”  (Paulo Freire)

Sob a orientação do professor  de Geografia Pedro Arnaldo, os alunos das turmas 900 e 702 desfrutaram de experiências visuais nas aulas de hoje, através da exibição seguida de debate de obras audiovisuais previamente selecionadas pelo docente.

Globalização e meio-ambiente _ Consumismo

Para turma 900, foram exibidas animações explorando diversos subtemas interligados à globalização, meio-ambiente e consumismo que fomentaram, por meio da leitura crítica de imagens, discutir sobre guerra fria, disputa de poder, tecnologia, PIB, produção global, desigualdade social, sociedade consumista, valores da sociedade moderna (ser/ter), o capitalismo e os recursos naturais, geração de lixo, padronização, entre outros.

Agricultura familiar, orgânica e sustentável

Num segundo momento, foi a vez da turma 702 participar da atividade, assistindo a uma reportagem e também uma animação que embasaram a discussão sobre diferentes tipos de agricultura, importância das abelhas para o meio-ambiente, uso de agrotóxicos, reforma agrária, impactos da mineração ao meio-ambiente, importância da agricultura familiar, população economicamente ativa, PIB, qualidade de vida, terra como bem social, alimentos orgânicos, sustentabilidade, desertificação, ecossistemas naturais, entre outros. 

O debate após as exibições enriqueceu o conhecimento prévio sobre os assuntos abordados, ampliando a percepção de visão de mundo, entendendo que “Ler o mundo” significa ler os signos e, nesse contexto, as imagens refletem ideias e conceitos, transmitem informações, estão carregadas de intenções e também podem ensinar.







Parabéns a todos os envolvidos!

Nenhum comentário: