“A leitura do mundo
precede a leitura da palavra” (Paulo Freire)
Sob a orientação do professor de Geografia Pedro Arnaldo, os
alunos das turmas 900 e 702 desfrutaram de experiências visuais nas aulas
de hoje, através da exibição seguida de debate de obras audiovisuais
previamente selecionadas pelo docente.
Globalização e meio-ambiente _ Consumismo
Para turma 900, foram exibidas animações explorando diversos subtemas
interligados à globalização, meio-ambiente e consumismo que fomentaram, por
meio da leitura crítica de imagens, discutir sobre guerra fria, disputa de
poder, tecnologia, PIB, produção global, desigualdade social, sociedade
consumista, valores da sociedade moderna (ser/ter), o capitalismo e os recursos
naturais, geração de lixo, padronização, entre outros.
Agricultura familiar, orgânica e sustentável
Num segundo momento, foi a vez da turma 702
participar da atividade, assistindo a uma reportagem e também uma animação que
embasaram a discussão sobre diferentes tipos de agricultura, importância das
abelhas para o meio-ambiente, uso de agrotóxicos, reforma agrária, impactos da
mineração ao meio-ambiente, importância da agricultura familiar, população
economicamente ativa, PIB, qualidade de vida, terra como bem social, alimentos
orgânicos, sustentabilidade, desertificação, ecossistemas naturais, entre outros.
O debate após as exibições enriqueceu o conhecimento prévio sobre
os assuntos abordados, ampliando a percepção de visão de mundo, entendendo
que “Ler o mundo” significa ler os signos e, nesse contexto, as imagens
refletem ideias e conceitos, transmitem informações, estão carregadas de
intenções e também podem ensinar.
Parabéns a todos os envolvidos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário