Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Cine Sábado Cult: Narradores de Javé



No sábado, 23/08, tivemos mais uma sessão do Cine Sábado Cult, atividade integrada ao projeto de pesquisa Cinema: experimentar, conhecer, realizar, com a exibição do filme Narradores de Javé. O filme tem direção de Eliane Caffé, roteiro de Eliane Caffé e Luiz Alberto de Abreu, produção de Vânia Catani e no elenco conta com José Dumont (como Antônio Biá), Gero Camilo (como Firmino), Nelson Dantas (como Vicentino), Silvia Leblon (como Maria Dina) e outros. Recebeu vários prêmios, entre eles: nove prêmios no Festival de Recife 2003, incluindo melhor filme; melhor filme também no Festival de Cinema das três 3 Américas, de Québec - Canadá, e no Festival de Bruxelas – Bélgica, Independent Film. 
Narradores de Javé nos apresenta a história do pequeno vilarejo de Javé que sofre com a ameaça de desaparecer sob as águas de uma barragem, onde  será construída uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias, entrando em cena Antônio Biá, que recebe a função de escrever “a história científica” a partir dos diversos depoimentos dados pelos habitantes.  A tentativa de Biá em escrever a história de Javé está carregada de elementos discutidos pelos próprios historiadores, como: subjetividade, memória, história oral, história científica, relação entre sujeito e objeto, história como legitimação de poder, entre outros. O filme suscita o debate, uma vez que confronta o público que o assiste com uma variedade de significados que emergem das vivências de seus personagens.
As sessões do Cine Sábado Cult são compostas de três momentos: a apresentação do filme e filmografia do Diretor, a exibição e para finalizar, o debate.
Nesta sessão a apresentação ficou por conta dos alunos Daniel Tavares da turma 900 e Arthur Carneiro da turma 902.
Após a exibição do filme, os professores Marcelo Guetti (História), Marilete Boy Oliveira (Geografia) e Aline Monteiro (Língua Portuguesa) conduziram o debate que teve também a participação especial do Diretor Adjunto Cleber Menezes que também é professor de História.
Alunos das turmas 600, 601, 700, 701, 800, 900 e 902, as Multiplicadoras Tecnológicas Simone Barros Martins e Tânia C. M. Cardoso, a professora de Língua Inglesa Neusa Aquino e visitantes, puderam ampliar o conhecimento acerca de diversificados temas como formação cultural, heranças históricas, dimensão da escrita e da fala,  memória literária, patrimônio histórico, confronto entre o progresso e tradição.... 

O contar uma história preserva o narrador do
esquecimento; a estória constrói a identidade
do narrador e o legado que ela ou ele deixa
para o futuro.

Alessandro Portelli





 



Nenhum comentário: