Temos o direito de ser iguais quando a
nossa diferença nos inferioriza;
e temos o direito de ser diferentes
quando a nossa igualdade nos descaracteriza.
Daí a necessidade de uma igualdade que
reconheça as diferenças
e de uma diferença que não produza,
alimente ou reproduza as desigualdades.
Boaventura de Souza Santos
Mais um exercício aplicado com os alunos participantes do
Projeto de Pesquisa Cinema: experimentar, conhecer, realizar apresentado no
material de apoio do Inventar com a Diferença Cinema e Direitos Humanos, Universidade Federal Fluminense, p. 53, 2014.
Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo se
subdividiu entre as funções de escrever um texto de até um minuto com a
temática “o que nos faz diferentes e o que nos faz iguais?”, quem leria o
texto, quem ficaria responsável pela filmagem e por fim quem ficaria
responsável pela montagem do filme.
A dinâmica consistiu em filmar somente o reflexo da pessoa
lendo o texto diante do espelho propiciando a experimentação de filmar através
de espelhos, brincar com enquadramentos, reflexos, recortes e narrativas sobre
si com o objetivo de aproximar os estudantes da força inventiva de si e da
comunidade existente nas narrativas. Trata-se de olhar para si e para o outro
explicitando e ressignificando as diferenças.
Muito bacana perceber o envolvimento e a seriedade dos alunos
na prática do exercício!
Achei o texto produzido pelo meu grupo muito legal porque fala
sobre as diferenças que existem em cada um de nós.
Pedro Guimarães, 6º ano
Achei o texto produzido pelo meu grupo bom porque fala sobre
o que nos torna diferentes um do outro.
Giovana Almeida, 7º ano
Gostei de todos os textos produzidos neste exercício porque é
curioso como eles refletiram sobre as diferenças e igualdades entre nós.
Samir
Emmanuel, 9º ano
Espelhos Autorretrato Neusa from Prof_Tania_Cristina on Vimeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário