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quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Fotografia Narrada



O que está por trás de uma imagem, que tipo de histórias as pessoas querem contar?

Com esse embasamento de mais uma atividade proposta no material de apoio do Projeto Inventar com a Diferença, Universidade Federal Fluminense, p. 49, 2014, os alunos do Projeto de Pesquisa “Cinema: experimentar, conhecer, realizar” realizaram o exercício “Fotografia Narrada” que consistiu em filmar alguém contando a história da fotografia escolhida.



Os alunos foram orientados a trabalharem  em duplas ou individualmente e para os que fossem trabalhar em dupla, primeiramente decidirem quem iria fazer a filmagem e quem faria a edição do vídeo.

Orientações para realização do exercício:

1. Pedir que um adulto apresente uma fotografia e que fale sobre ela diante da câmera.
2. Filmar esse momento com a câmera na mão atentando para os gestos, o entorno e a própria fotografia.
3. A narração poderia durar até 4 minutos.

O exercício envolveu Professores, Funcionários, Equipe Técnico-Pedagógica, Direção e Convidados, num total de trinta e duas produções.




Deixamos como exemplo a Fotografia Narrada do nosso querido Diretor Adjunto Cleber Menezes:


Exercício Fotografia Narrada - Cleber Menezes from Prof_Tania_Cristina on Vimeo.

"A experiência desse exercício foi uma coisa diferente porque nunca tinha imaginado em filmar alguém falando de uma foto, foi  legal porque fiz algo diferente do que tudo que já fiz, o Cleber falou de uma foto de casamento e como sempre faz piada com tudo, descobri que ele tinha cabelo e era magro. (Risos) A minha parceira filmou o Cleber e eu fiz a edição do filme."
Daniel Silva, 9º ano

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