O que
está por trás de uma imagem, que tipo de histórias as pessoas querem contar?
Com esse
embasamento de mais uma atividade proposta no material de apoio do Projeto Inventar com a
Diferença, Universidade Federal Fluminense, p. 49, 2014, os alunos do Projeto de Pesquisa “Cinema: experimentar,
conhecer, realizar” realizaram o exercício “Fotografia Narrada” que consistiu
em filmar alguém contando a história da fotografia escolhida.
Os alunos
foram orientados a trabalharem em duplas
ou individualmente e para os que fossem trabalhar em dupla, primeiramente decidirem
quem iria fazer a filmagem e quem faria a edição do vídeo.
Orientações
para realização do exercício:
1. Pedir
que um adulto apresente uma fotografia e que fale sobre ela diante da câmera.
2. Filmar esse momento com a câmera na mão atentando para os gestos, o entorno e a própria fotografia.
3. A narração poderia durar até 4 minutos.
2. Filmar esse momento com a câmera na mão atentando para os gestos, o entorno e a própria fotografia.
3. A narração poderia durar até 4 minutos.
O
exercício envolveu Professores, Funcionários, Equipe Técnico-Pedagógica, Direção e Convidados, num total de trinta e duas produções.
Deixamos como exemplo a Fotografia Narrada do nosso
querido Diretor Adjunto Cleber Menezes:
Exercício Fotografia Narrada - Cleber Menezes from Prof_Tania_Cristina on Vimeo.
"A
experiência desse exercício foi uma coisa diferente porque nunca tinha
imaginado em filmar alguém falando de uma foto, foi legal porque fiz algo
diferente do que tudo que já fiz, o Cleber falou de uma foto de casamento e
como sempre faz piada com tudo, descobri que ele tinha cabelo e era magro.
(Risos) A minha parceira filmou o Cleber e eu fiz a edição do filme."
Daniel
Silva, 9º ano
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