Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Abertura da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

Na quarta-feira, 25/03, iniciou-se em nossa Escola as sessões do recorte da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, através do Projeto Democratizando. A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Cultura produzida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) como uma política de Educação fundamentada no reconhecimento da linguagem cinematográfica como instrumento efetivo na sensibilização para temas de Direitos Humanos. O Projeto Democratizando objetiva ampliar a difusão dessas obras que problematizam a questão dos Direitos Humanos de formas variadas, enviando a pontos de exibição selecionados através de uma convocatória pública, um recorte dos 32 filmes realizados em países do Hemisfério Sul e que foram exibidos em todas as capitais do Brasil no período de 3 de novembro a 20 de dezembro. 

Com organização das professoras colaboradoras no Projeto de Pesquisa Cinema: experimentar, conhecer, realizar, Marilete Boy Oliveira e Tânia Cristina Medeiros e  primeira ação de Cineclubismo envolvendo a comunidade do Programa Mais Educação (a ser implementado a partir de abril), em nossa programação esse recorte foi dividido em seis programas exibidos no período de 25 a 27 de março.

O programa 1 exibiu o documentário Pelas Janelas, Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos, 35’, que mostra  o acompanhamento de parte dos processos e experiências do Projeto  Inventar com a Diferença - Cinema e Direitos Humanos, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional ao longo de 3 meses por uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual da UFF.

Foram duas sessões, uma pela manhã e outra a tarde, que envolveu Professores Multiplicadores Tecnológicos através de parceria com o Núcleo Tecnológico Municipal, e também comunidade. Após a exibição do documentário, houve debate com a Coordenadora Pedagógica do Projeto Inventar com a Diferença, a Professora Clarissa Nanchery,  que contribuiu para ampliar a sensibilização, provocada pelo documentário Pelas Janelas. Durante a explanação de Clarissa, os professores puderam manusear o catálogo impresso do material de apoio do Inventar com a Diferença que foi gentilmente enviado pela UFF para distribuição aos presentes. Na sessão da manhã fomos prestigiados também com a presença da Subsecretária de Educação, a Professora Celma Rosa.










À noite, exibimos o filme do programa 2, Rio Cigano, Júlia Zakia, 80’, que conta a história de uma  cigana que atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária.
Após a exibição do filme, tivemos um extraordinário bate-papo para o enriquecimento do conhecimento sobre a temática do filme com representantes do Grupo de Cultura Cigana Luna Khali, Candô de Brito que é Embaixador da Cultura Cigana em Armação de Búzios e sua filha Ingrid de Brito.    


Encontros muito especiais para se pensar direitos humanos através do cinema!

            

Nenhum comentário: