Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Sessões finais da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

Na sexta-feira, 27/03, foram realizadas as últimas sessões da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul em nossa Escola.

Pela manhã, em duas sessões, realizamos o programa 5 com a exibição do curta-metragem SOPHIA, Kennel Rógis, BRASIL, 2013, 15`, em que Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais na busca por entender melhor o universo de sua filha Sophia que vive em um mundo silencioso. 
       
Ao final da exibição do filme, nossos alunos de 6º ano foram agraciados com a palestra da fonoaudióloga Patrícia Riscado Werneck que os conduziu ao universo das diferenças, promovendo a sensibilização para a necessidade da inclusão. Fechando essas duas sessões, tivemos a participação da intérprete da linguagem de sinais (Libras),  Aline Santos, mãe do aluno Fernando dos Santos Teixeira Terra, turma 601. Através do alfabeto em Libras e pequenos diálogos com alunos que tinham conhecimento dessa linguagem, Aline envolveu todos os presentes de forma lúdica em uma viagem para o entendimento das dificuldades do outro, conscientizando de forma emocionante o quanto devemos abrir a nossa percepção para as diferenças encontradas em nossas vivências.









 

O programa 6 encerrou a Mostra com a exibição do filme CABRA MARCADO PRA MORRER, Eduardo Coutinho, BRASIL, 1984, 119`. A obra aborda o ano de 1964, em que o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou a sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17 anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos.

Ao final da exibição do filme, o Sociólogo e professor do Instituto Federal Fluminense (IFF) Marcos Abraão Ribeiro conduziu brilhantemente a conversa com os espectadores fazendo um paralelo sobre a temática em tela e a atual conjuntura política do País. O professor Marcos Abraão é também doutorando em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). 


Agradecemos a todos que estiveram presentes e contribuíram para a organização das sessões da Mostra, contribuindo na discussão dessa importante temática, direitos humanos.

Nenhum comentário: