Páginas

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Iniciando as atividades do Projeto Cinema: experimentar, conhecer, realizar




Na sexta-feira, 09/04, o Projeto de Pesquisa “Cinema: experimentar, conhecer, realizar” iniciou suas atividades com um encontro muito especial em que reuniu alunos que participaram de suas atividades no ano passado.

Após as boas-vindas, as professoras Marilete Boy Oliveira e Tânia Cristina Medeiros apresentaram desafios propostos como projetos audiovisuais escolares para o VII FÓRUM DA REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual, Ouro Preto – MG, incentivando a galera a realizarem curtas nas categorias: Kino Lumière (1 min), Kino Joel Pizzini (até 3 min), Kino Eduardo Coutinho (até 3 min), Kino Nelson Pereira dos Santos (até 3 min), Kino Kléber Mendonça Filho (até 3 min), Kino Ana Luzia Azevedo (até 3 min), Kino Humberto Mauro (até 3 min), Kino Petrus Cariry (até 3 min), Kino Affonso Segretto (até 3 min).

Para finalizar, os educandos assistiram e debateram o curta “A velha a fiar”, produção da Editora Noovha America, com adaptação de Sandre Regina Félix, ilustrações de Jefferson Galdino, produção musical, arranjos e gravação de Herliton Garcia, 2012. 


 

Dando sequência às atividades, as turmas 1 e 2 participaram na quarta-feira, 15/04 e a turma 3 na sexta-feira, 17/04 do primeiro exercício prático: enquadramento dentro do quadro mantendo  a moldura (material de apoio do Projeto Inventar com a Diferença).

 
 
  
Os alunos se dividiram em grupos e após receberem as orientações sobre as regras para realização do exercício saíram em campo se revezando entre segurar a moldura e fotografar. Ainda na programação desse encontro assistiram e debateram o curta “Amolador” de Abelardo de Carvalho, 2008, 10 min, disponível no acervo do Porta Curta Petrobrás, ficção que aborda o que aconteceu nos dez minutos que antecederam ao registro da celebre fotografia feita por Marc Ferrez nas ruas do Rio de Janeiro em 1895.

 

  
 
 

Vamos caminhando!





Nenhum comentário: