A professora de Língua Portuguesa Norma Lage desenvolveu com
os alunos das turmas 600 e 601 uma atividade muito interessante para explorar a
coerência e incoerência textual.
A atividade foi iniciada com a apresentação de onze imagens (como
as duas em destaque abaixo) compostas por objetos que nada têm a ver com a
leitura que se faz da gravura. É necessária uma observação atenta, minuciosa.
Por exemplo: descobre-se que a calçada é composta por feijões e moedas, os
bancos são torradas, o cercado de terra é um pandeiro. E por aí vai: cabide,
palito de fósforo, biscoitos, peteca,
grampos, espanador, dominó e etc...
As imagens foram distribuídas aos alunos, separados em
grupos, que fizeram a leitura primeira da gravura e depois foram instigados
pela professora a observarem melhor. Eles adoraram descobrir os objetos
camuflados nas imagens. A professora Norma deu continuidade trabalhando
o texto na sua interpretação e coerência e também as classes gramaticais
(substantivo, adjetivo, artigo).
A segunda parte do trabalho foi construir o próprio texto
coerentemente. Depois de tudo pronto e exposto, a professora desceu com os
grupos e aos poucos mostrou, mais uma vez, o que é um texto coerente e o que é
a incoerência dentro do texto. Como correção da atividade, a professora
explorou, pela observação dos trabalhos expostos, que houveram alguns que
exibiram claramente a incoerência textual.
Uma maneira diferenciada e envolvente para que os alunos
entendam o que é coerência textual. Além da atividade de excelência, a
professora levou vários textos para sala de aula para trabalhar o conteúdo.
Então, vale a pena conferir!
Confira a galeria de fotos e vídeo:
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