Páginas

domingo, 29 de novembro de 2015

PRETEXTO PRA TEXTO



A professora de Língua Portuguesa Norma Lage desenvolveu com os alunos das turmas 600 e 601 uma atividade muito interessante para explorar a coerência e incoerência textual.

A atividade foi iniciada com a apresentação de onze imagens (como as duas em destaque abaixo) compostas por objetos que nada têm a ver com a leitura que se faz da gravura. É necessária uma observação atenta, minuciosa. Por exemplo: descobre-se que a calçada é composta por feijões e moedas, os bancos são torradas, o cercado de terra é um pandeiro. E por aí vai: cabide, palito de fósforo, biscoitos, peteca,  grampos, espanador, dominó e etc...



As imagens foram distribuídas aos alunos, separados em grupos, que fizeram a leitura primeira da gravura e depois foram instigados pela professora a observarem melhor. Eles adoraram descobrir os objetos camuflados nas imagens. A professora Norma deu continuidade trabalhando o texto na sua interpretação e coerência e também as classes gramaticais (substantivo, adjetivo, artigo).

A segunda parte do trabalho foi construir o próprio texto coerentemente. Depois de tudo pronto e exposto, a professora desceu com os grupos e aos poucos mostrou, mais uma vez, o que é um texto coerente e o que é a incoerência dentro do texto. Como correção da atividade, a professora explorou, pela observação dos trabalhos expostos, que houveram alguns que exibiram claramente a incoerência textual. 

Uma maneira diferenciada e envolvente para que os alunos entendam o que é coerência textual. Além da atividade de excelência, a professora levou vários textos para sala de aula para trabalhar o conteúdo.

Então, vale a pena conferir! 

Confira a galeria de fotos e vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário: