Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2020

CARTA AOS RESPONSÁVEIS E ESTUDANTES



                    Senhores responsáveis e queridos estudantes, estamos com saudades!

               Quando nos orientaram a ficar em casa, não poderíamos supor que seria por tanto tempo. E na medida em que os dias avançam e os planos mudam, forçosamente, e somos conduzidos pelas circunstâncias, por conta de um evento que tem se revelado tão poderoso e assustador, é de fundamental importância que a nossa “embarcação” esteja bem ancorada, segura, atrelada àquilo que nos dá estabilidade na vida: a nossa família e a nossa fé!

               Temos plena consciência de que não é fácil lidar com as imprevisibilidades da vida, termos que fazer ajustes e acomodações na nossa rotina; aceitar a ideia de que é preciso estar dentro de casa, como parte importante de combate à epidemia que nos assola e, nesse gesto, demonstrar cuidado por si, pelos mais próximos e, também, pelos outros. Nenhum de nós jamais havia passado por uma situação semelhante. Isso é novo para todos. Estamos todos aprendendo a lidar com essa realidade. Mas, sabemos muito bem que, nessas horas, “é preciso estar atento e forte”, como já nos ensinou o Caetano Veloso. “É tudo uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.” (Walter Franco)

               A Escola, que está para além do prédio, quer contribuir para que o ânimo e o vigor de cada um de vocês se mantenham elevados. Queremos ser parte da resistência nesse momento, até que possamos nos reunir novamente. Mas, enquanto esse dia não chega, é sempre bom lembrar que, mesmo em casa, há muito o que fazer. Nós, os profissionais da educação, que também estamos cuidando de nossa integridade física, nos mantemos estudando e nos preparando para o retorno, assim que for possível. A direção, supervisão, inspeção e orientação educacional, além de se manterem mutuamente em constante contato, permanecem atentas às sinalizações da Secretaria Municipal de Educação, a quem estamos subordinados.

               Senhores responsáveis, a esse respeito vale explicar que a Escola é parte de uma Rede e, como tal, submete-se às orientações e normas dessa entidade gestora. Esta, por sua vez, acata orientações de uma instância superior. As ações particulares não podem contrariar àquelas gerais, normativas. Não se trata de falta de iniciativa ou apatia. Como já citamos, todos nós estamos nos adaptando e procurando soluções. Teremos que rever todo o nosso planejamento, fruto de dias de reuniões e debates. Todavia, apesar dos inevitáveis transtornos pedagógicos, temos clareza de que sairemos muito mais fortes após esse vendaval. Quer seja a Escola, cuja importância para a sociedade se acentua. Quer seja a família, que por conta da quarentena resgatou antigos hábitos.

            Apesar das dúvidas que pairam no ar, em contrapartida, algumas certezas falam bem forte ao nosso coração, como a importância de mantermos viva a parceria escola/família e de fortalecermos os laços de afeto que nos unem. Se por um lado somos todos vítimas do mesmo mal, por outro, somos parte significativa da luta que nos levará à vitória. Reafirmamos nosso compromisso com uma educação séria e de qualidade e externamos nossos mais sinceros desejos de que em breve possamos retornar à nossa rotina com saúde, união, confiança e sonhos!

           Recebam um forte abraço da Família MÁRCIA FRANCESCONI PEREIRA! Cuidem-se!

           Em tempo: Estamos deixando no blog e na nossa página no Facebook algumas fotos com mensagens para vocês. Que tal fazerem o mesmo mandando uma foto ou um recadinho em vídeo para o Messenger da Escola? Queremos fazer uma postagem semelhante com as fotos de vocês. O ideal é que vocês identifiquem a turma à qual pertencem.
             
“Se te mostrares fraco no dia da angústia, quão pequena será a tua força.” (Pv. 24:10)






Nenhum comentário: